[firebase-br] RES: Stored Procedures

paulosxs Yahoo! paulosxs em yahoo.com.br
Sex Ago 17 11:09:57 -03 2007

> A diferença é que você pode automatizar a inclusão de um campo no seu programa.
> Rotina de inclusão de campo cria o campo na base.
> Rotina de interpretação de tela já cria o campo na tela pronto pra ser utilizado.
> Outra rotina cria o campo no seu objeto de negocio e consequentemente já salva o dado desse novo campo.
> Sem precisar fazer manutenção. A única manutenção seria informar pro sistema o campo e as propriedades dele,
> Ou algum controle de tela específico.

Esse tipo de automatização também pode ser aplicado usando-se SPs. Mas
outra questão é que, esse tipo de recurso é normalmente voltado para o
técnico em BD. Dificilmente o usuário comum vai usar um recurso desse. O
mais comum é o usuário trabalhar com um BD já estruturado para as suas
necessidades, com pouca exigência de alteração do BD.

> Quanto ao programa recompilado. Se vc incluir um campo no seu objeto de negocio, vai ter que incluir no seu programa
> e na SP. Se por exemplo for um campo de entrada de dados, vc vai ter sim que recompilar seu projeto ou módulo.

Eu disse que "... MUITAS alterações não requerem que o programa seja
recompilado ..", por exemplo, em consistências de comandos DML. Não me
referi a alterações que requerem alteração de telas. Mas, sem a
utilização de SPs, em pelo menos 95% dos casos de manutenção de regras
de negócios os sistemas com os quais trabalho precisariam ser
recompilados. Com uso de SPs esse percentual cai para, no máximo, 80%.