[firebase-br] Valor DEFAULT

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Sex Ago 17 10:19:21 -03 2007

HPensador wrote:
 > Bom dia Jeferson!

Bom dia HPensador!

 > qual a razão?

Como dito no artigo, o valor default será utilizado quando nenhum valor
for informado para o campo. Somente nesses casos.

 > Sempre que defino um valor default é porque o referido campo não pode
 > ser nulo (not null),

Não necessariamente. Pode ser esse seu padrão de trabalho, mas o SGBD
não restringe o uso de defaults aos not nulls.

 > desta forma mesmo que o campo não seja preenchido
 > pelo usuário ele será automaticamente preenchido pelo sgdb com o
 > referido valor default definido.

Então cabe esclarecer o conceito de preenchimento. Se o usuário
(aplicação) mandou gravar NULL o SGBD irá tentar gravar NULL. Se o
usuário não diz o que precisa ser gravado, nem NULL e nem outro valor,
então o SGBD entra na parada e fala: "deixa comigo que o papai sabe o
que fazer". Agora se você quer que valores NULLs sejam desconsiderados,
a melhor prática, para não ficar se preocupando com isso em todos os
inserts e updates enviados pela aplicação ao SGBD, é escrever triggers
before insert e before update que tratem esses casos.

Abraço!
Jeferson Oliveira

Enviado pelo Mozilla Thunderbird
http://br.mozdev.org/thunderbird