[firebase-br] Mostrar Exceptions

cepamboy em netscape.net cepamboy em netscape.net
Qua Ago 15 13:20:43 -03 2007

O problema me parece que está na forma como vc se conecta com o banco de dados do FireBird ou até mesmo com a versão do Firebird que vc pode tah usando ser parcialmente compativel com o Delphi7

-----Original Message-----
From: Carlos Gilson <krlosgilson em gmail.com>
To: lista em firebase.com.br
Sent: Tue, 14 Aug 2007 10:56 am
Subject: [firebase-br] Mostrar Exceptions

Gente estou aqui mais uma vez pq ainda hoje não consigo achar a resposta
ara o meu problema.
Só preciso do seguinte: Criei uma Exception no meu FB com a intenção de
uando o usuário tentar excluir um registro mestre que possuem registros
etalhe (Foreign Key) essa mesma exception mostre para o usuário dizendo que
ão é possível excluir.. Estou querendo que ela mostre através de um
rigger. Pois ainda nao sei trabalhar com Procedures (e sei que isso é
ossível pq já vi em alguns bancos de dados).
Minha trigger é o seguinte:

REATE TRIGGER ERRO_EXCLUIR_CURSO FOR CURSOS
CTIVE BEFORE DELETE POSITION 0
eclare variable V_TURMA integer;
egin
   /* Verifica se o curso que está para ser apagado tem turma relacionada
/
   SELECT count(*) from turmas where turmas.codigo_cur = old.cur_cod
   into :V_TURMA;
    if (V_TURMA > 0) then
   /* Gera a exceção cancelando a remoção do curso */
   exception erro_excluindo_curso;
END
Então, quando eu tento excluir pelo IBEXPERT um desse registros que está
elacionado, a Exception mostra normalmente. O que eu estou precisando é que
la mostre na minha aplicação.
Utilizo o Delphi 7.0 e estou usando CDS (Client Data Set)
Obrigado!
-
arlos Gilson