[firebase-br] Mostrar Exceptions

Carlos Gilson krlosgilson em gmail.com
Ter Ago 14 11:56:09 -03 2007

Gente estou aqui mais uma vez pq ainda hoje não consigo achar a resposta
para o meu problema.

Só preciso do seguinte: Criei uma Exception no meu FB com a intenção de
quando o usuário tentar excluir um registro mestre que possuem registros
detalhe (Foreign Key) essa mesma exception mostre para o usuário dizendo que
não é possível excluir.. Estou querendo que ela mostre através de um
Trigger. Pois ainda nao sei trabalhar com Procedures (e sei que isso é
possível pq já vi em alguns bancos de dados).

Minha trigger é o seguinte:

CREATE TRIGGER ERRO_EXCLUIR_CURSO FOR CURSOS
ACTIVE BEFORE DELETE POSITION 0
AS
declare variable V_TURMA integer;
begin
    /* Verifica se o curso que está para ser apagado tem turma relacionada
*/
    SELECT count(*) from turmas where turmas.codigo_cur = old.cur_cod
    into :V_TURMA;

    if (V_TURMA > 0) then
    /* Gera a exceção cancelando a remoção do curso */
    exception erro_excluindo_curso;

END

Então, quando eu tento excluir pelo IBEXPERT um desse registros que está
relacionado, a Exception mostra normalmente. O que eu estou precisando é que
ela mostre na minha aplicação.

Utilizo o Delphi 7.0 e estou usando CDS (Client Data Set)

Obrigado!
--
Carlos Gilson