[firebase-br] TO_DATE

Edson de Paulo epaulo2002 em yahoo.com.br
Qui Ago 9 15:09:19 -03 2007

Pessoal como faço para converter um varchar em Date ou Datetime?

Não encontro isso na documentação.

Tenho uma dúvida em como o FireBird trata datas qual é o defaul do banco:
Por exemplo no Oracle geralmente o padrão de data é '01-dec-07'
E no Firebird?
É '01/12/2007', '01.12.2007', '2007.12.01', geralmente no oracle para
evitar erros devido ao padrão do banco eu fazia o seguinte, criava
parâmetros sempre do tipo Varchar2 e no momento do select fazia o seguinte:

SELECT *
FROM tabela tab
WHERE tab.Data >= TO_DATE(:Param1, 'dd/mm/yyyy')
   AND tab.Data <= TO_DATE(:Param2, 'dd/mm/yyyy');

E na aplicação sempre tomava o cuidado de passar no formato 'dd/mm/yyyy'.

Como que a maioria de vocês trabalha no FireBird? E qual é a função
similar ao TO_DATE.

Agradeço se alguém me der umas dicas de onde encontrar as funções de
"conversão" de tipos de dados.

--
Edson de Paulo
Curitiba - PR