[firebase-br] IBFireBackup 2.6

Marcelo Fortes ibfirebird em yahoo.com
Qui Ago 2 16:52:03 -03 2007


Olá Paulo Geloramo !!!
   
  O Firebird tem por padrão a função de automaticamente limpar as antigas versões dos registros quando estas se tornam muito numerosas. O problema deste método é que se um processo cliente que for sem sorte suficiente para iniciar uma transação que coincida com o início da limpeza automática, vai ter que esperar o trabalho de limpeza. O processo cliente atrasa enquanto o processo de limpeza é feito. Desabilite a limpeza automática (automatic garbage collection), usando GFIX –h 0, em favor da limpeza programada (scheduled database sweep), usando GFIX –s. Isto irá eliminar a perda na performance do cliente.
   
  Fazer um backup e restore efetivamente faz a mesma coisa do que uma limpeza completa no banco de dados. O backup somente copia a versão mais recente de cada registro, nunca copia versões anteriores, assim, quando os dados são restaurados, existe somente uma versão de cada registro. Existem também outros benefícios de fazer backup/restore periodicamente. 
  
Será melhor marcar "No Garbage Collection" para uma melhor performance.
   
  Outra opção também seria desmarcar o modo Verbose no Output Monitor, na gaveta Basic Options da Guia Schedule, porém isso desabilita a oportunidade de monitorar o backup e ver os resultados de algum erro na guia Monitor.
   
  Uma funcionalidade não presente no IBFireBackup 2.6 que estou implementando para próxima versão seria de desativar os índices antes de fazer o Backup, o que dá um ganho de performance significativo, mas não sei se seria recomendável para não ter que se ter o trabalho de reativer os índices depois.
   
  A opção Ignore Check Sums também pode ser desmarcada mas é não recomendado pois
  se esta opção é desmarcada, erros de check sums não serão verificados nos header pages do banco de dados, onde o são guardadas as propriedades de conexão do banco, então serão ignoradas no backup. Como o InterBase e o Firebird normalmente abortam o backup quando erros de check sum são encontrados. 
  Todavia, desmarcando esta opção é uma maneira de forçar o backup quando a problemas no banco. 
   
  Outra opção que aumentará o desempenho é não optar por criar Arquivos compactados redundantes (Generetes Redundant Compressed Bkp File) no grupo compression options na guia config "Configurações", Pois quando marcada o IBFireBackup Iniciará uma nova Thread para o término de um backup e compactará o arquivo de backup, o que conssumirá tempo, esta opção é recomendável para transporte de bancos grandes e para quem vai fazer cópias redundantes de segurança do banco em hosts remotos, então os Mirrors devem estar desativados, já que não é possível por padrão fazer mirroring sem comprimir os backups.
   
  Espero ter ajudado, boa sorte !!!
   
  E tenha cuidado de sempre desconectar todos os usuários antes de fazer o restore do banco, ele não deve estar ativo em hipótese alguma, o correto é fazer o restore em um diretório separado e faer um teste antes da produção, na próxima versão adicionarei uma forma de automatizar isso para o usuário, provavelmente chamando um batch script. 
   
  Aguarde as novas excitantes funcionalidade do IBFireBackup 3.0 que será bem melhor, suportando agendar backups de vários bancos ao mesmo tempo, motor rodando como um serviço no Windows e daemon em Unix, Suporte a backup incremental do InterBase e Firebird, extenssívo e melhorado suporte a múltiplas threads e processamento paralelo além de outras mais.
   
  Por favor me contactem se acharem algum bug ou para dar uma boa opinião do que poderia haver ou mudar.
   
  Marcelo fortes 
  
 
  Paulo Geloramo <paulogeloramo em terra.com.br> wrote:
  Ola Marcelo Fortes,

Testando o IBFireBackup.

No Firebird é recomandado periodicamente fazer um backup e
restaurar em seguida, neste caso qual a melhor forma de fazer este backup
para ganhar desempenho, ou seja, quais opções recomenda
marcar?

Será melhor marcar No Garbage Collection, uma vez que vamos faze o
backup e restaurar imediatamente. Mais alguma opção que seria
recomendado marcar para melhorar o desempenho deste backup/restore?

----------
Paulo Geloramo



       
---------------------------------
Be a better Heartthrob. Get better relationship answers from someone who knows.
Yahoo! Answers - Check it out. 


Mais detalhes sobre a lista de discussão lista