[firebase-br] Baixo movimento da lista

Renato Miranda renato.smiranda em gmail.com
Qua Ago 1 14:54:01 -03 2007

Tudo bem ?

Tenho acompanhado a lista, muito mais aprendendo com dúvidas alheias do que
respondendo (não tenho conhecimento suficiente...).

Entretanto, já notei como há perguntas de iniciantes e alguns nem tanto,
repetitivas. Algumas tão básicas que só de ler (e lembrar das inúmeras
respostas já recebidas) entristece...

Uma sugestão: quando um novo participante se cadastrar ele poderia receber
um email (provavelmente do moderador) com algumas informações. Por exemplo:

1) Como pesquisar mensagens anteriores, bem enfática ! Sei que isso existe
em cada mensagem recebida, mas muitos não prestam atenção;
2) O endereço da Firebase, SourceForge e outros sites interessantes, para
pesquisas, downloads, etc. Só isso resolveria o problema de 80% das
mensagens da lista (como criar tabelas, triggers, procedures, backups,
InnoSetup, IBExpert, versões atuais do Firebird, migração para novas
versões, utilização de campos numéricos, classificação, etc);
3) Apresentá-lo ao Google para pesquisas, talvez até com exemplos simples:
por exemplo, copiar e colar a mensagem de erro recebida e ver se existe
documentação;
4) Recomendação de literatura básica (hoje, enfim, já existentes, como os
livros do Cantu, Helen Borrie, Luiz Paulo Santos, etc.) sobre o Firebird.

Finalmente, aos maiores colaboradores da lista: em alguns casos talvez seja
melhor apontar onde procurar as respostas do que respondê-las. Sei que dá
mais trabalho, mas talvez ajude a criar o hábito da pesquisa.

--
Abraços,

RMiranda