[firebase-br] DbExpress 4 incompatibilidade com Firebird 2.0

Adriano Souza - Depto Informática adriano em riodeserto.com.br
Sex Abr 27 07:35:16 -03 2007

Esse problema de erro genérico eu tenho com Sybase e BDE no Delphi 7.
Parece que em certas coisas a Borland gosta de regredir em alguns
aspectos. Tentei utilizar o Turbo Explorer e além desse bug do currency
enfrentei alguns outros como disparo do evento validate em clientdataset
em situações que não deveria disparar e tratamento diferente de querys
com resultado nulo. No fim, prefiri voltar ao delphi 7 do que ter que
reescrever todas as aplicações devido aos seus "novos bugs".

Adriano

Paulo Geloramo escreveu:
> No Delphi 2007 vem com DbExpress 4.
>

> No Delphi 7 e Delphi 2006 o DBExpress
> retornava a mensagem de erro completa com
> o nome da tabela e ou campo que ocorreu o erro,
> por exemplo, se não tem permissão ou campo não
> existe, vai retornar o nome da tabela e ou campo na
> mensagem de erro.
>

> No Delphi 2007 usando DbExpress 4 driver para
> Interbase e banco de dados Firebird esta retornando
> para qualquer erro a mensagem genérica:
> "Unable to execute Query".
>
> A aplicação vai funcionar, mas fica inviavel sua
> utilização, pois não sabemos em qual tabela e
> [...]

Adriano Luiz de Souza
Departamento de Informática - Empresas Rio Deserto