[firebase-br] Atualização de Bancos

Adriano Santos (Yahoo) artes em doiscliques.com
Qua Abr 18 21:12:01 -03 2007

Wilson,

Pelo que entendi sua dúvida é sobre manutenção na estrutura do banco de
dados certo?
Bem, uma saída que adotei na empresa é criar uma ferramenta capaz de
rodar scripts em lotes, assim eu posso criar o script de atualização
usando ferramentas como IbExpert por exemplo e enviar par ao cliente em
formato arquivo.sql. A ferramenta recebe o arquivo e executa as linhas.

Ou ainda vc pode utilizar o próprio IbExpert instalado no cliente e
orientando-o a executar os scripts, o que não é uma boa opção se o nível
de seus usuários é baixo.

Adriano Santos
Desenvolvedor Delphi desde 1998. Professor e programador PHP.
Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Cruzeiro do Sul, SP.

Colunista e Comissão Editorial da revista ClubeDelphi.

wilson junior respondeu: