[firebase-br] Order by do avesso.....

Marcelo Fortes ibfirebird em yahoo.com
Qua Abr 18 00:35:24 -03 2007

Se entendi direito um GROUP BY resolveria seu caso
Veja um exemplo didático:

http://db.apache.org/derby/docs/dev/pt_BR/ref/rrefsqlj32654.html

"Murilo -> CPR Sistemas" <murilo em cprinformatica.com.br> wrote: Tipo, tem como fazer algo +- assim...

um order by, mas eu defino a precedência???

por exemplo, eu queria a ordenação dos meus registro de acordo com o
tipo, mas não que que seja por ordem alfabética, mas sim por uma
ordenação que eu pré-definirei, tenho os produtos nas categorias A,B,M,L
e Z.

mas gostaria que aparece na seguinte ordem:

Por hora o que eu consegui foi assim:

select case(fl_tipoitem)
  when 'M' then 'M....'
  when 'L' then 'L....'
  when 'A' then 'A....'
 end as fl_tipoitemextenso,

 case(fl_tipoitem)
  when 'M' then 1
  when 'L' then 2
  when 'A' then 3
 end as id_ordem
from TABELA
order by id_ordem

Mas eu não sei se isso é gambi e deixa o select mais lento, mesmo por
qyue por hora só preciso para um caso simples, mas sei que logo
precisarem para um caso onde os "case's" serão bem maiores... dai já viu
né...

O que me dizem? tem um jeito mais fácil, ou vai daquele ali mesmo?