[firebase-br] Como os desenvolvedores protegem seus bancos dedados ?

erleydoc erleydoc em yahoo.com.br
Ter Abr 17 14:05:40 -03 2007

Marcelo

Obrigado pela resposta. Porem eu criei o banco de dados com o IBExperte
sobre um servidor Firebird 2.0 (windows) e depois de setar as permissoes
abaixo.

grant ALL on TABELA to "USUARIO" with grant option
revoke ALL on TABELA from public

E repeti este procedimentos para todas minha tabelas e para as tabelas
rdb$character_sets, rdb$check_constraints, rdb$collations, rdb$database,
rdb$dependencies, rdb$exceptions, rdb$fields, rdb$field_dimensions,
rdb$files, rdb$filters, rdb$formats, rdb$functions, rdb$function_arguments,
rdb$generators, rdb$index_segments, rdb$indices, rdb$log_files, rdb$pages,
rdb$procedures, rdb$procedure_parameters, rdb$ref_constraints,
rdb$relations, rdb$relation_constraints, rdb$relation_fields, rdb$roles,
rdb$security_classes, rdb$transactions, rdb$triggers, rdb$trigger_messages,
rdb$types, rdb$user_privileges, rdb$view_relations

Depois ao tentei visualizar o arquivo do banco de dados (DB1.FDB) usando um
editor de texto e ainda CONSEGUI VER, o nome do usuario que eu dei as
permissoes totais, em texto plano, ao lado do nome das tabelas.

Os sistemas que faco em geral são distribuidos para empresas que não dispoem
de infraestrutura adequada de T.I. e as vezes tem um sobrinho que ajuda o
proprietario a mexer no "computador" e acho que voce sabem quanto os
sobrinhos dos clientes conseguem fucar ondem não devem. E quem pago o pato é
o suporte técnico. Por isto preciso de uma maneira que niguem saiba qual é o
usuário quem tem permissao de acesso ao banco

Eu acho que estou protegendoo arquivo de maneira incorreta

Atenciosamente