[firebase-br] Como configuro FB 1.5 p/trabalhar com Processador Dual Core ou Quad Core?

Marcelo Fortes ibfirebird em yahoo.com
Ter Abr 17 04:46:07 -03 2007

O Classic Server não tira proveito nenhum de multi processamento.
O Firebird até agora não é dá suporte SMP, isto  está programado para versão 3.

O Classic Server não tira proveito nenhum de multi processamento.
O Firebird até agora não é dá suporte SMP, isto  está programado para versão 3.

Apenas que a arquitetura Classic server "Se dá" melhor com mais de um processador por que para cada conexão com o Super server é uma nova instância do servidor do banco de dados tratando sua conexão  o que impede o problema de colisão de threads que pode ver em ambiente multi-processado no caso do SuperServer onde cada conexão é gerenciado como um sub-processo ou thread do mesmo servidor compartilhando os mesmos recursos de memória.

Observa-se então, e é um consenso geral que o Classic server tem uma performance geral superior a SuperServer em máquinas com mais de um processador mas não significa isso dizer que ele é SMP.

A desvantagem (para mim) do classic é o consumo substancialmente maior de memória RAM pois como o Cache não é compartilhado em sub-processos ele cria um cache poara cada nova conexão.

Se alguém gostaria de testar um SGDB, SMP compatível com Firebird teria que testar o InterBase que desde a versão 7 dá suporte integral a SMP e sepultou devez o ClassicServer (Coisa que eu acho que vai acontecer com Firebird) porém é aquela velha estória .. é comercial e você tem que pagar por cada processador a mais etc... na minha opinião particular até onde eu vi o resultado é bem superior.

Vamos esperar a versão 3 do Firebird para ver se a junção com o Vulcan dá certo. Acho que nem todo mundo gostou muito da implementação do Vulcan não porém só o futuro dirá.

Marcelo Fortes.

"Paulo (O2 Tecnologia)" <paulo em o2tecnologia.com.br> wrote:
A Classic-Server, ela tira melhor proveito do multi-processamento.