Re: [firebase-br] URGENTE - FireBird e Interba =?iso-8859-1?q?se=20na=20mesma=20m=E1quina=20-=20URGENTE, =20=20URGENTE, ?= URGENTE,

fabio giro fabio_giro em yahoo.com.br
Sex Abr 13 17:42:53 -03 2007

Peguei estas dicas aqui na lista:

  Procedimentos para executar os aplicativos Firebird e Interbase na
  mesma máquina.
  1. Parar o servidor Firebird
2. Parar o servidor Interbase
3. Editar o arquivo "C:\Arquivos de
programas\Firebird\Firebird_1_5\firebird.conf" adicionando as seguintes
linhas:
     RemoteServiceName = fb_db
   RemoteServicePort = 3055
  4. Editar o arquivo "C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\Services",
  adicionando a seguinte linha:
     fb_db            3055/tcp                       # Firebird Server
  5. Copiar a dll fbClient.dll (C:\Arquivos de
programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\fbclient.dll) para a pasta do
  aplicativo Firebird
  6. Renomear a dll copiada para "gds32.dll" (se utilizando IBX)
7. mover a dll gds32.dll que estiver na pasta "C:\windows\System32"
  para a pasta da aplicação interbase.
  8. Editar o arquivo com as configurações de acesso ao banco de dados
reescrevendo a string de conexão assim:
  Aplicação firebird:
<IP_da_Maquina>/3055:<Unidade>:\<Caminho>\<Nome_do_Banco>
  Aplicação interbase:
  <IP_da_Maquina>:<Unidade>:\<Caminho>\<Nome_do_Banco>
  9. Reiniciar a máquina.

  copiar a fbclient.dll para a pasta do seu aplicativo, e renomeá-la para
GDS32.DLL
  Pare o serviço do
  FB, abra o arquivo firebird.conf e procure pela lonha RemoteServicePort
  e mude para 3051 altere no arquivo SERVICES a porta do FB para 3051
(windir\system32\drivers\etc\services - winxp)
(windir\services - win98)
  provavelmente vc terá que acrescentar no services:
FB_DB           3051/TCP       # Firebird
  Pra conectar via TCPIP vc tem que usar o seguinte path:
nome_do_servidor/3051:c:\bancos\meubanco.fdb

  Espero ter ajudado.

Ismair Alves <ismair em gmail.com> escreveu:
  Voce pode colocar seu Firebird pra escutar em outra porta....

Em 13/04/07, Alex Sales escreveu:

> Pessoal,
>
> Tenho um sistema rodando em Delphi, Firebird 1.5, IBO, Fast Report. No
> meu
> instalador estou validando, antes de instalar o Firebird, se existe algum
> interbase na máquina do meu cliente. Se estiver eu não instalo o FireBird.
> Porém isso me causa um problema, visto que utilizo em meus sistemas alguns
> comandos SQl não suportados pelo Interbase.
>
> Minha pergunta é....Como deixar o meu sistema rodando bonitinho com
> Firebird 1.5 sem mexer no interbase do cliente, sem fazer que o meu
> Firebird
> [...]

Ismair C. Alves
msn: ismair_alves em hotmail.com
PontoConf Soluções em Software Livre.