[firebase-br] Como gerar uma Exception em uma trigger ou stored procedure? (PauloSXS)

paulosxs Yahoo! paulosxs em yahoo.com.br
Ter Abr 10 15:00:51 -03 2007

Lázaro <lazaroinfo em yahoo.com.br> escreveu:

>Como gerar uma Exception em uma trigger ou stored procedure ? Tem como o
>delphi ou qualquer outra linguagem capturar essa exception criada no
>firebird ?

Ainda não precisei usar recursos avançados de exceptions... por enquanto, o seguinte esquema está me atendendo:

- criei uma exception:
CREATE EXCEPTION UE_PREVISTO 'Problema previsto';

- na stored procedure, faço, por exemplo:

   if (DataIn>DataFin) then
      exception ue_Previsto 'Data inicial não pode ser posterior à data final';