[firebase-br] Chave Primaria de Tabela

Marcelo Moreira marcelo em easysistemasmg.com.br
Ter Abr 10 14:50:44 -03 2007

Pessoal,

Boa tarde!

Meu Cadastro de Cliente hoje é dividido em duas tabelas: CLIENTE e outra
tabela CONTATO

Na tabela CONTATO eu tenho três campos para guardar Telefone dos Contatos
mas estou tendo problema pois estou vendo a necessidade de poder cadastrar
mais Números de Telefones pois a maior parte dos Clientes que trabalham com
meu sistema fazem a busca dos seus Cliente cadastrados no Sistema através do
Numero do Telefone.

Então estou pensando em criar uma terceira tabela TELEFONE e fazer o
relacionamento com a tabela CONTATO para que eu não fique limitado a
quantidade de Telefone por Contato.

Uma coisa extremamente importante é que não pode em hipótese alguma ter
numero de telefone repetido então pensei em criar a tabela tendo como Chave
Única o DDD e o Número do Telefone, ficaria mais ou menos assim:

CREATE TABLE TELEFONE (

    DDD CHAR(2) NOT NULL,

    TELEFONE VARCHAR(9) NOT NULL,

    ID_CONTATO INTEGER,

    TELEFONE_TIPO VARCHAR(15))

alter table TELEFONE

add constraint PK_TELEFONE

primary key (DDD,TELEFONE)

Outro detalhe importante é que meu Sistema trabalha Conectado há Centrais
Telefonicas entao quando entra uma Ligação o Sistema recebe o numero da
Central Telefônica e faz uma busca no Banco de Dados procurando pelo numero
então preciso que esta Busca seja bem rápida pois na maioria dos Clientes o
Telefone toca o dia todo.

Gostaria de pedir a opinião dos colegas,  este seria um bom caminho há
seguir?

Fico no agurdo.

Um abraço,

Marcelo Moreira

* marcelo em easysistemasmg.com.br

* (31) 9165-9616
*(31) 3334-5139
MSN: easysuporte em terra.com.br

Skype: EasySistemas

Easy Sistemas

www.easysistemasmg.com.br

Antes de IMPRIMIR,  pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO
AMBIENTE