[firebase-br] Mudanças no FB2?

Ricardo H. Rekowsky (BrainInfo) ricardo em braininfo.com.br
Qui Abr 5 15:25:56 -03 2007

Boa Tarde!

consegui recuperar um banco que eu havia gerado em uma versão alpha do FB2 e
nem me lembrava mais e estou com um problema estranho com uma trigger..
Fiz o backup do banco e recriei na versão mais recente e estável do FB2....
A partir daqui que tive problemas...

Recebo a mensagem "Attempted update of a read-only column" quando tento
entrar em uma funcionalidade do sistema que controla o consumo de gás do
prédio...
O erro ocorre logo ao entrar na tela e nem exibe mais as informações do
cadastro... Isso tanto com o programa executável ou pelo delphi...é a mesma
coisa, sem nenhum tipo de erro anormal

Olhei dentro do delphi para ver se não tinha nada alterado como "read-only"
e não encontrei nada
Olhando as triggers relacionadas a tabela não vejo nada de anormal nelas...
segue o código das duas triggers para vocês verem também

CREATE trigger consumo_gas_inc_id for consumo_gas
active before insert position 0
AS
begin
  if (new.ID_CONSUMO_GAS IS NULL) then
    NEW.ID_CONSUMO_GAS = GEN_ID(GEN_ID_CONSUMO_GAS,1);
end

CREATE trigger consumo_gas_consumo for consumo_gas
active after insert or update position 1
AS
begin
      if (OLD.LEITURA_ATUAL IS NULL) then
       NEW.CONSUMO_MES = NEW.LEITURA_ATUAL-OLD.LEITURA_ANTERIOR;
end

se tento alterar uma destas triggers ocorre o mesmo erro mencionado acima...
Busquei informações na lista nas mensagens antigas, procurei no google
algumas alternativas, mas não estou conseguindo ir adiante...
Alguém tem alguma idéia?
Grato,

Ricardo