[firebase-br] Crescimento do banco, ate onde?

Sáb Set 30 12:55:50 -03 2006

bom...

Alguma-coisa-que-se-denomine-banco-de-dados que não tem transação e
integridade referencial não é banco-de-dados. regra ACID.

Admito que o FB é fantástico (se não achasse isto não participaria tanto
desta lista), e que ele atende 95% do que eu espero de um BD. E me viro
muito bem nos 5% que falta.

Mas numa visão geral ele é sim, limitado.

Explicando melhor, faltam recursos como:
 -  PIVOTeamento (transformar linhas em colunas e vice-versa);
 - triggers de banco de dados (até discutiram isto na lista internacional
recentemente), controle de restrição de horário;
 - comandos de auditoria (interna ao banco, via triggers e comandos sql);
 - comandos de administração de usuários (previsto para o FB 3);
 - acesso a tabelas em outras bases e/ou servidores FB;
 - procedures em JAVA;
 - integração com XML (previsto para o FB 3);
 - melhor integração com a web (protocolo mais leve, ou serviços que
funcionem via HTTP, e criptografia durante a transmissão);
 - suporte real a SMP (previsto para o FB 3) e/ou cluster;
 - UDF (funções de usuário) escritas em SQL e/ou java;
 - Melhor suporte à funções internas, principalmente para manipulação de
datas e blobs (alguma coisa prevista para o FB 3);
 - full text search;
 - entre outros (cubos OLAP, DW, Mineração).

Estas coisas, não desmerecem a qualidade (estabilidade) do FireBird e nem
sacrificam seu desempenho, APENAS o classificam como banco médio. E falta
muito pouco para que ele seja tido como banco de grande porte.

O fato do fb vir "limpo", ou seja, sem ferramentas, é um fator positivo para
mim, pois possibilita uma comunidade ativa e produtos inovadores e
interessantes! É uma quebra de "monopólio".

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)