[firebase-br] Firebird x Processadores

Francisco francisco em logosinfo.com.br
Qua Set 27 12:03:55 -03 2006

vc ja deu uma analisada no plan? pq tenho um banco com 15.000.000 de
registros, as consultas quando o banco tinha 100.000 registros era uma bala,
com o tempo foi ficando tartaruga. analisando o plan, montei a consulta que
hj nao passa de 10s
----- Original Message -----
From: "Marciano Bandeira" <marciano.bandeira em bol.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, September 27, 2006 10:34 AM
Subject: Re: [firebase-br] Firebird x Processadores

O servidor lá está com windows 2000 server, mais é dedicado apenas ao banco
de dados, quanto as triggers e procedures, pode ser que tenha alguma
gordura, pois ninguém é tão bom que naum pode errar, mais estão bem
escritas, pelo menos do meu ponto de vista, o sistema em sí é até rápido, o
problema é quando tenho que mostrar relatórios de estoque, produção,
pedidos... tenho procedures que me retornam estes valores, elas simplesmente
fazem uma select com SUM nas suas respectivas tabelas (com algumas
condições, como produto, filial, deposito)... e o problema estão justamente
nela, por exemplo quando o pessoal da fabrica precisa tirar relatório de
balanço de estoque, onde mostro todas estas informações, fica uma tartaruga
de 3 pernas...
obs: 35 mil combinações de produtos (Produto+Tamanho+Cor).

Estou tentando baixar um trial do IB 7.5 pra fazer alguns testes... quanto a
outros bancos de dados, como sql, oracle, não daria tempo de trocar, pois
este cliente ja está no meu pé e tenho prazos a cumprir.

Estou também adotando as tabelas de saldo, é meio deselegante, na minha
opinião, mais se eu naum fizer a concorrência faz né.

Uma dúvida, recursos como FOR SELECT, SELECT FIRST, ja existem no IB 7.5?
(quanto ao SELECT FIRST, até que posso tirar das rotinas do banco, mais o
FOR SELECT é essencial, pois tenho procedures de relatórios que utilizam FOR
SELECT).

Grato
Marciano Bandeira
PS: Quanto a estatísticas do banco, que ferramenta uso pra obtelas?