RES: [firebase-br] OFF TOPPIC - rodar firebird em uma máquina com dois usuários ao mesmo tempo uma CPU

Jonsue jonsue em jonsue.com.br
Sex Set 22 11:11:00 -03 2006

Desculpem  a demora em responder, estive viajando e me atrasei um pouco em
poder retomar o assunto.

Agradeço a Tamara, Eduardo e ao Otto por me ajudarem

A empresa em questão, usa uma proposta chamada "buddy lite" que consiste num
hardware (placa de video adicional) e um cabos de ligação (dois micros, dois
teclados, dois mouses) ao micro e um software de configuração.

Foram criados dois usuários .

Infelizmente a empresa em questão não mais possui o CD do software, mas
consegui na Internet o manual em inglês do mesmo, com todos os passos da
configuração. Olhando este manual, não percebi nenhum ponto onde faz
restrição a algum programa que rode simultaneamente pelos dois usuários.

Na instalação do Firebird nesta máquina, instalei como serviço, mudei para
aplicação. Não resolveu e voltei a colocar como serviço.

O que percebi é que o primeiro usuário que usar algum serviço do SGDB do
Firebird, tem o acesso liberado e roda o aplicativo normalmente, o segundo é
bloqueado. Se este primeiro usuário, sair e parar o SGDB, o segundo consegue
entrar e usar normalmente e rodar o aplicativo sem problemas. Em resumo, o
que senti é que o FIREBIRD não permite em uma mesma máquina a ideia de sois
usuários ativos simultaneamente. É Uma situação diferente, quando se tem
instalado o servidor SGDB numa maquina e se acessa usuários diferentes de
outros computadores, cada qual com o Firebird cliente instalado. Alguém
concorda comigo?

Se a conclusão estiver certa, então não tenho opção do que pedir a empresa
que instale um micro adicional neste setor. Obviamente resolve o problema,
mas empresas olham custos.

Grato pelos que me ajudaram com ideias.

Jonny Beckert