Re: [firebase-br] Análise de estimativa de tempo de execução de querys

Qua Set 20 09:38:07 -03 2006

vários bancos de dados implementaram recursos de auditoria e métricas de
eficiência. Infelizmente, o firebird não é um deles.

mas via biblioteca cliente, há ferramentas que conseguem dizer em quanto
tempo a query foi processada e quantas páginas de dados foram lidas (da
memória ou do disco), mas não informam onde este tempo foi gasto (à exemplo
do oracle entre outros). Também não é possível saber o tempo gasto entre a
transferência de dados entre o servidor e o aplicativo cliente, exceto se
usar um programa que fique monitorando as conexões com o banco (e neste
sentido há vários)

Apenas faça uma reflexão sobre o que realmente você deseja saber,e por que
deseja saber. Na maioria das vezes, executar esta query no IBexpert já
resulta um bom parâmetro para métrica de desempenho (onde boa parte da
performance se comprova pelo PLAN adotado)

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)