[firebase-br] Firebird muito lerdo na WEB isso será corrigido??????

Douglas nix em nixespecializada.com.br
Ter Set 19 11:20:16 -03 2006

A questão da velocidade de um banco em relação aos outros é muito relativa.
Você se certificou que a demora do FB é por causa de compactação de dados?

O ZeeBeeDee citado em outros e-mails é uma opção para tirar esta dúvida, mas a
estrutura das tabelas, criação de índices e tudo mais relacionado a Hardware
podem trazer uma influência muito grande no desempenho de qualquer SGBD.

Supondo que o problema da lentidão seja a compactação de dados, a sua página
deve estar em um link de, no mínimo, 10 Mbps com a máquina que está o FB (se
estiver na mesma máquina a transmissão de dados gira em torno de alguns Gbps
acessando via localhost), o que dependendo da consulta não vai mostrar mais
ou menos desempenho em relação a uma conexão compactada.

Ainda no mesmo caso. Compactação economiza rede, mas consome CPU, num banco
estremamente ocupado isso pode fazer com que as consultas demorem mais.

Por isso achei meio infundada o argumento "não tem compactação pela Web" que
seu amigo citou. Na verdade, os dados que viajam pela "Web" nunca são
compactados, o protocolo HTTP viaja em texto puro sem nada compactado e o
HTTPS somente criptografa a conexão, o que pode até aumentar um pouco o
consumo do link.