[firebase-br] Acesso "nativo" ao firebird... ( É interessante )

Fernando Reis Guimaraes fernandobhz em gmail.com
Dom Set 17 22:05:21 -03 2006

"Eduardo Jedliczka (TeamFB)"
<jedyfb em gmail.com> wrote in message
news:002f01c6daba$daafe2d0$0500a8c0 em p4duo...
Hum... você está num mato sem cachorro...

É possível acessar o firebird via ODBC (o driver é fornecido pela ibphoenix
e é gratuito).

O único inconveniente é que o ACCESS permite importar e exportar dados via
ODBC, mas ele não suporta acesso direto à outras bases de dados (manipular
tabelas externas via ODBC). Em outras palavras, via VBA dá para driblar
algumas coisas, mas não outras.

Se você conseguir estabelecer uma conexão ADO via ODBC (há vários códigos na
web), você terá acesso ao banco firebird, mas não poderá usar nenhum
componente de banco de dados do ACCESS (relatório, consulta, tabela ou
formulário) e terá que montar tudo via código (telas, relatórios e sql
inclusive). Isto rodando extremamente mais lento e com várias dificuldades
do que se fosse desenvolvido no VB normal.

Uma outra solução de desenvolvimento free é utilizar Java com uma IDE
gratuita como o NETBEANS ou ECLIPSE. Ou procurar algum ambientre free como o
APACHE + PHP, ou até mesmo o LAZARUS.

Quanto à componentes de acesso, sim é possível comunicação direta via
biblioteca cliente (gds32.dll, fbclient.dll) ou  jaybird (classe java que se
comunica diretamente com o servidor FB). Mas a grande maioria de componentes
e bibliotecas (odbc é uma delas) usa a biblioteca cliente.

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)