[firebase-br] Acesso "nativo" ao firebird... ( É interessante )

Fernando Reis Guimarães fernandobhz em gmail.com
Dom Set 17 17:15:10 -03 2006

Olá pessoal.

Gostaria de saber se existe alguma forma de acesar o firebird sem
componentes de acesso. Tipo acessar via gds32.dll ou fbclient.dll.
Bom, ná verdade jeito tem né? Pois os componentes de acesso, presumo eu usam
eles.
Agora alguem não teria alguma exempo de como se faz isso?
Algum louco igual a mim nunca fez isso naum?

Ou alguem nunca viu um outro louco querer acessar firebird pelo visual basic
do ACCESS!?
Quero fazer isso por uma questão de necessidade mesmo, pois presto serviço
de programação na CEMIG.
Empresa pública, não pode usar software pirata, e como não trabalho na TI,
trabalho nos departamento agilizando alguma coisa pro gerentes, tenho que
utilizar o visual basic do access e banco de dados access, logicamente. E
esse banco de dados em access é acessado por mais de 100pcs e a tabela
principal tem 20mil registros mensais e mais de 100 campos... É pode
acreditar...  quem olha de fora nunca acreditaria que a CEMIG funciona
assim, mais é verdade...

Por isso quero sabe se tem jeito de acessar o firebird ( que é open source e
pode usar lá na CEMIG) via vba ( Visal Basic for Application).

OU

Se existe algum outro meio de acessar o firebird?
Via activeX?

HELP......

Atenciosamente;
Fernando.