[firebase-br] 1/2 Off: Erro ao gravar blob no Delphi com UIB

Gianclaudio Oliveira gianclaudiooliveira em yahoo.com.br
Sex Set 15 18:50:12 -03 2006

Help!!! Ainda NÃO encontrei a solução. Alguém saberia algo que pudesse me ajudar?

Brigadão!!

Gianclaudio Oliveira <gianclaudiooliveira em yahoo.com.br> escreveu: Olá, companheiros.... tudo bem?

Venho novamente a vocês para solicitar uma ajuda em um inesperado probleminha que começo a enfrentar agora.
Há algumas semanas, realizei alguns testes com diversos componentes Delphi para acesso ao FB e o que melhor se encaixou nas minhas expectativas, por diversos motivos, foi o UIB.
Pois bem, depois de já estar com uma certa parte da aplicação já migrada para o uso do UIB, cheguei em fim à um cadastro que usa Blob text.
Segui todos os procedimentos normais de configuração, que inclusive funcionam com outros componentes.
Estou usando um dbMemo ligado ao campo Blob. Meu Dataset trabalha com CachedUpdates TRUE e Scripts SQL para inserção, atualização, exclusão etc.
Quando eu faço alguma alteração no campo Blob, ao postar os dados, recebo a seguinte mensagem:

invalid BLOB ID
Unsuccess execution caused by system error that does not preclude successful execution of subsequent statements.
Error Code: 9

Note que isto não acontece quando não faço alterações no campo Blob. Somente quando este é envolvido, o erro ocorre.
Acho muito pouco provável a possibilidade de o banco estar corrompido porque estou usando um banco de testes recentemente criado. Não entrou em operação de forma que possa ser corrompido. Também não consigo visualizar qualquer tipo de Contraints que possa estar causando isso porque se trata apenas de um campo de observações que não tem qualquer verificação de integridade, chave, NOT NULL, UNIQUE, nem nenhum tipo de relacionamento com outros campos ou tabelas, nem mesmo é envolvido em nenhum tipo de busca. Apenas para guardar algum texto.

 Alguém sabe o que pode estar errado?

Desde já, um muito obrigado a todos pela boa vontade.

Grande abraço :)