Re: [firebase-br] Versão do Banco de Dados

Qua Set 13 13:37:55 -03 2006

Existem vários fatores que poderiam estar influenciando na lentidão do
banco de dados "velho", entre eles:

1) Muito lixo no banco. Nesse caso, recomenda-se fazer de tempos em
tempos um backup/restore do banco, para remover o lixo, diminuir a
fragmentação e balancear os índices.

2) Se um sweep ocorreu durante a execução de alguma pesquisa, pode
haver queda de performance. Se for o caso, desligue o sweep automático
e rode-o de tempos em tempos, de preferencia em uma hora onde o
servidor esteja com pouca carga (ex: madrugada).

3) As estatísticas dos índices podiam estar desatualizadas, fazendo
com que o otimizador do Firebird escolhesse os índices errados durante
as pesquisas. Solução: fazer um backup/restore ou usar o comando SET
STATISTICS para que o FB recalcule as estatísticas.

Quando a saber com qual versão do Firebird o banco foi criado, use o
gstat.exe para verificar as informações do header do banco. Se a ODS
for 10, então foi criado no Firebird 1, se for 10.1, foi criado no
Firebird 1.5.

[]s
Cantu (Membro do TeamFB - FireBase)
http://www.warmboot.com.br