[firebase-br] Criar Banco com Segurança

Mario brujeria em task.com.br
Ter Set 12 13:07:13 -03 2006

Ae pessoal,
novamente aí está o que fiz, será que há algo a mais que eu esqueci?
Obrigado,
Mario H.

INSTRUÇÕES PARA CONFIGURAÇÃO DO BANCO DE DADOS FIREBIRD:

1. Entre no gsec e crie um novo usuário:
> gsec
GSEC> add USUARIO -pw senha             Cria um novo usuario e senha
GSEC> display                           Mostrará os usuários criados
GSEC> quit                              Sai do GSEC

2. Entre no isql e crie o banco de dados:
> isql
SQL> CREATE DATABASE /var/www/basico/teste.gdb page_size 1024 USER MARIO
PASSWORD senha
DEFAULT CHARACTER SET ISO8859_1;
SQL> SET SQL DIALECT 3;
SQL> SHOW TABLES;                       Mostra as tabelas no banco de
dados
SQL> QUIT;

3. Novamente no isql faça o teste de conectividade para o usuário:
> isql
SQL> CONNECT '/var/www/basico/teste.gdb' user MARIO password senha
SQL> QUIT;

4. Faça um teste também para o SYSDBA (root do firebird):
> isql
SQL> CONNECT '/var/www/basico/teste.gdb' user SYSDBA password masterkey
SQL> QUIT;

5. O usuário e senha root padrão do firebird é:
login: SYSDBA
senha: masterkey

6. Para alterar esta senha faça:
gsec -user SYSDBA -password masterkey
GSEC> modify SYSDBA -pw nova_senha

7. Caso voce nao tenha acesso a senha do SYSDBA, veja no arquivo dentro
do diretorio do firebird:
/usr/lib/firebird2/SYSDBA.password