[firebase-br] Cursores FB 2.0

Marciano Bandeira marciano.bandeira em bol.com.br
Qui Set 7 21:45:25 -03 2006

Boa Noite Senhores(as)

Estou fazendo alguns testes no firebird 2.0 RC4 e um dos recursos novos que
me atraiu foi o suporte a cursores. Mais me decepcionei ao fazer um pequeno
teste, criei uma base de dados com uma tabela de clientes (CODIGO,NOME),
inseri um milhao de registros nela, depois eu criei um bloco de codigos que
me retornasse esses registros com cursor e com for select.

O For Select demorou mais ou menos 16 segundos para fazer tal operação.
O Cursor demorou mais ou menos 4 minutos e 7 segundos para fazer a mesma
operação.

Pergunto,
Qual a vantagem de se usar o cursor em relação ao for select no firebird?
Está previsto alguma melhoria no sentido de performance para os cursores?

e aproveitando,
O FB 2.0 já permite que eu acesse uma base atraves de outro? (Exemplo,
inserir registros na base A por uma stored procedure na base B).

Grato
Marciano Bandeira