[firebase-br] Erro recorrente - perda de conexão

Alexandre Kogut kogut em kogumelo.com.br
Ter Set 5 16:59:24 -03 2006

Caros novos amigos da lista:

Pesquisei as postagens antigas desta lista e percebi algumas solicitações de auxílio a um erro recorrente do firebird, que está me atazando a vida, mas não consegui me identificar com nenhuma das possibilidades já mencionadas.

Tratam-se de 2 erros que aparecem no log do firebird:

a) INET/inet_error: connect errno = 111 (ou 9 ou algum outro numero)

b) /opt/firebird/bin/fbguard: bin/fbserver terminated abnormally (-1)

No primeiro caso, já li se tratar provavelmente de erro na rede, talvez na placa. No segundo, já li informações que apontavam principalmente para UDFs mal construídas e/ou convivência entre versões distintas do firebird/interbase no mesmo servidor.

Meu equipamento - um Pentium 4 3.0 HT, com 1Gb de memória, 2 HDs de 80Gb com Raid - encontra-se instalado em um Data Center terceirizado, rodando Linux Fedora Core 2, Firebird 1.5.2 com a biblioteca TBUDF e Php 5.

No caso do erro da rede, dá para admitir que minha placa de rede possa estar com problemas, e não teria nenhum problema se tiver de trocá-la, mas antes de fazer isso gostaria de saber se essa mensagem é totalmente inadmissível (se existir é sinônimo imediato de erro grave), ou se ela aparecer, dependendo da freqüência, pode ser tolerável. Pergunto também se existe algum outro possível causador dessa instabilidade.

No caso do erro da terminação anormal, informo que não construi nenhuma biblioteca própria de UDF, apenas utilizo uma padrão, a TBUDF, bastante recomendada pelos usuários, e por isso acharia estranho ser ela a causadora do estrago. Mas, se for, gostaria de saber se existe alguma outra que tenha as mesmas funcionalidades. Não possuo nenhuma instalação adicional de interbase/firebird, além da padrão (apenas não me recordo se foi instalada a Classic ou a Super Server, pois foi outra pessoa que instalou, mas dá para saber, se essa informação for vital). Será que o erro anterior de rede poderia, em outra análise, ser o causador deste segundo erro?

Agradeço as informações que puderem me prestar.

Atenciosamente,

Alexandre Kogut
Kogumelo Informática Ltda