[firebase-br] Procedures

Cristiano Rebonatto crebonatto em upf.br
Sex Set 1 10:22:35 -03 2006

Eu diria que essa é uma das caracteísticas mais importantes de um SGDB.
Isso depende muito da sua aplicação. Eu opto em sempre que eu puder,
colocar a regra do negócio dentro do banco de dados.
Existem situações que você não consegue realizar sua tarefa apenas com
SQL,  então vc não vai escapar de ter que desenvolver Procedures.
O ganho de performance com procedures é real, pois ela já está compilada
dentro do banco, eliminando assim algumas etapas(PARSE) no processo de
execução do SQL que é realizados pelo gerenciador do banco.
Além disso, com essas soluções você pode facilmente migar sua aplicação
para outras plataformas ou linguagens.
Uma boa literatura sobre SGDB é:
   Sistema de Banco de Dados , ABRAHAM SILBERSCHATZ
<books_bio.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ArtistId=59497&Type=1>  e
HENRY F. KORTH
<books_bio.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ArtistId=3511601&Type=1>   S.
SUDARSHA
<books_bio.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ArtistId=3511602&Type=1>

Espero ter ajudado um pouco

 Cristiano Rebonatto
 Setor de Análise e Desenvolvimento
 Divisão de Tecnologia da Informação