[firebase-br] Opinião: Usar pequenas UDFs na SP ou pôr toda a rotina na UDF?

Gianclaudio Oliveira gianclaudiooliveira em yahoo.com.br
Dom Out 29 17:24:51 -03 2006

Olá companheiros firebirdianos...

Venho enfrentando um certo dilema... eu necessito de uma determinada rotina que manipula certos strings. Eu estava tentando colocar tudo dentro de uma SP, mas acabo de constatar que isto não será possível devido a falta de algumas funções nativas, principalmente um SUBSTRING que aceite parâmetros variáveis e uma que retorne o tamanho de uma string.
Então, me vendo na obrigação de usar uma UDF, eu tenho a seguinte questão em minha frente: Ou eu crio UDFS para estas funções (ou utilizo as já prontas) e as uso dentro da SP, ou eu coloco logo toda a rotina dentro da UDF.

Estou tentando tomar a decisão levando em consideração o que seria melhor: Uma SP chamando 2 ou 3 pequenas UDFs dezenas de vezes ou apenas uma UDF com tudo dentro, somente um pouco maior.

O que vocês acham?

Antes de decidir definitivamente eu gostaria da opinião dos meus nobres companheiros que, acredito, já devem ter passado por algo assim.
De qualquer forma, por enquanto, eu já vou optando colocar tudo dentro da UDF. Mas, se as opiniões dos meus companheiros forem contrárias, eu até reescrevo a rotina na SP.

Muito obrigado a todos e grande abraço :)
Gianclaudio Oliveira