RES: [firebase-br] Saber usuário conectado na conexão corrente. Aguém? Era "Saber se uma TRIGGER...."

José Aparecido da Silva joseasilva em bol.com.br
Sex Out 27 08:29:40 -03 2006

Algumas variáveis de contexto que voce pode utilizar na sua Triggers e sps.

CURRENT_CONNECTION
CURRENT_DATE
CURRENT_ROLE
CURRENT_TIME
CURRENT_TIMESTAMP
CURRENT_TRANSACTION
CURRENT_USER

[ ]'s
Jose Aparecido da Silva

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Gianclaudio Oliveira
Enviada em: quinta-feira, 26 de outubro de 2006 19:16
Para: FireBase
Assunto: [firebase-br] Saber usuário conectado na conexão corrente. Aguém?
Era "Saber se uma TRIGGER...."

Valeuzão, brother.

Já deu pra resolver o problema no caso das TRIGGERs e SPs. Mas ainda
persiste o problema com relação ao usuário conectado. Eu queria obter essa
informação através de SQL mesmo, para eu poder, por exemplo, usar de dentro
de uma SP. O mais importante de tudo é o usuário conectado à conexão
corrente (ex.: Se eu me conecto no banco agora, para eu saber sob que
usuário eu estou conectado). O objetivo disso é utilizar dentro de uma
TRIGGER que vai registrar qual usuário fez a última alteração do registro.

Grande abraço

"Alcir.com - Listas" <listas em alcir.com> escreveu: Triggers = RDB$TRIGGERS
SPs = RDB$PROCEDURES

Para descobrir o número de usuários uso a seguinte rotina:

function NumConexoes:integer;
var
      IBXDB: TIBDatabase;
      IBXInfo: TIBDatabaseInfo;
begin
   try
     Result:=-1;
     IBXDB:=TIBDatabase.Create(Application);
     IBXDB.LoginPrompt:=False;
     IBXDB.Params.Add('user_name='+Usuario);
     IBXDB.Params.Add('password='+Senha);
     IBXDB.DatabaseName:=Servidor+':'+BD;
     IBXDB.Open;

     IBXInfo := TIBDatabaseInfo.Create(Application);
     IBXInfo.Database:=IBXDB;
     Result:=IBXInfo.UserNames.Count-1;
     IBXInfo.Free;

     IBXDB.Close;
     IBXDB.Free;
   except
     Result:=-1;
   end;
end;

t+

Alcir Alexandre

Gianclaudio Oliveira escreveu:
> Olá, companheiros firebirdianos...
>
> Estou necessitando saber como eu posso, via SQL, saber se uma SP ou
TRIGGER já existe. Acredito que exista alguma tabela interna que me informe
isso. Procede?

> Outra coisa... sem querer abusar muito... eu já li em algum lugar...
talvez até aqui mesmo... sobre como pegar o usuário logado. De preferência
qual usuário está logado na conexão corrente, não precisa saber todos os
usuários logados. Se bem que esta outra rotina tb será útil no futuro. Eu
não estou conseguindo achar... alguém pode me ajudar?