[firebase-br] firebird X postgreesql (leiam isso)

Luiz Eduardo Oliveira Fonseca luizeof em gmail.com
Qui Out 26 08:09:40 -03 2006

ó ...

eu mexo com postgre com php .. e mexo com firebird com delphi (estou
deixando o firebird para usar osql server agora) ..

o q eu posso falar sobre o FB é q ele nao deixa nada a desejar em nada ...
ele é ótimo leve e robusto ...

o postgree .. é um banco mto evoluido ... possui mtas coisas legais .. com
schemas .. q para sistemas grandes .. quebra o galho ...

a segurança do postgre é mto maior q a do FB .. até o mais fanatico usuario
do fb deve concordar com isso ...

eu achei o PG mais rapido q o FB em alguns casos ... mas nao adianta querer
colcoar um banco do tipo PG num micro fraco né ....

creio q ele é mais robusto e confiavel q o mysql ...

sao bancos pra finalidades diferentes ... o fb na web eu nao gostei .. o
postgre no desktop eu nao gostei ... intaum cabe vc analizar desde o tamanho
do sistema, a capacidade do servidor, e a segurança q o sistma deve ter ....

uma ex-aluna minha .. usava um sistema de gerenciamento geografiko q rodava
no pg .. pq o pg tem recursos pra esse tipo de sistema ...

cada caso é um caso .... estou migrando meu foco pro sql server agora ... pq
ele é bom tanto pra desktop e pra web ... e estou feliz com os resultados

mas vamos lá .... faça um teste .. instale esses bancos e crie sistemas de
exemplo ... baixe os bancos de dados de exemplo e faça pesquisas, crie
procedures e faça query pesadas e veja qual será melhor pra vc ....

falow

On 10/25/06, Daniel / Tecnobyte <temp em tecnobyte.com.br> wrote:

> [...]
>
> Mas o Firebird tem também seus pontos fortes:
>
> - Stored procedures que funcionam de verdade e são muito flexíveis.
> - Triggers estáveis e flexíveis, tais como as stored procedures.
> - Views estáveis também (embora em alguns casos degradam o desempenho).
> - Campos calculados (computed by) que são um excelente recurso.
>
> NOTA! Uma coisa que o MySQL parece não fazer é o uso de dois ou mais
> índices da mesma tabela para resolver as consultas, como ocorre com o
> Firebird.
> Em alguns casos isto pode ser problema em relação a desempenho (raros

Atenciosamente, Luiz Eduardo.

PostgreSQL e SQL Server ...

Fone: (12) 8143-7191
email alternativo: luizeof.sistemas em gmail.com