[firebase-br] firebird X postgreesql (leiam isso)

Daniel / Tecnobyte temp em tecnobyte.com.br
Qua Out 25 20:28:53 -03 2006

> amigos atualmente uso firebirrd , mas tenhos companheiros de trabalho que
> estou migrando para postgreesql,
> eu preciso do auxilio de qm conhece os dois bd para que possa fazer um
breve
> paralelo , para que eu possa argumentar o motivo pelo ql defendo o
firebird
> espero q me ajudem....
> um abraco a todos

Olha, sobre PostgreSQL eu não posso falar porque não o conheço. Mas acho
importante a idéia de conhecer outros bancos de dados.

Eu, por exemplo, não conhecia MySQL até agosto de 2005. Comecei a trabalhar
para uma empresa que usa exclusivamente MySQL 5.0 para novas aplicações e
por
isto tive que aprender a trabalhar com ele.

Hoje a comparação mais importante que faço entre Firebird e MySQL é sobre
o desempenho para acesso remoto (via internet, por exemplo). O desempenho
do MySQL neste caso foi de aproximadamente 5x comparado ao Firebird nos
testes que fiz.

Diante disto, se eu precisar desenvolver uma nova aplicação em que o
desempenho
no acesso remoto for de grande importância, então não terei dúvidas em usar
o MySQL.

Por outro lado os recursos de views, triggers e stored procedure do MySQL
na versão 5.0 ainda são pouco práticos e muitos bugs ainda estão sendo
corrigidos.

Agora uma coisa que me impressiona no MySQL é a variedade de funções
SQL prontas para uso.

Mas o Firebird tem também seus pontos fortes:

- Stored procedures que funcionam de verdade e são muito flexíveis.
- Triggers estáveis e flexíveis, tais como as stored procedures.
- Views estáveis também (embora em alguns casos degradam o desempenho).
- Campos calculados (computed by) que são um excelente recurso.

NOTA! Uma coisa que o MySQL parece não fazer é o uso de dois ou mais
índices da mesma tabela para resolver as consultas, como ocorre com o
Firebird.
Em alguns casos isto pode ser problema em relação a desempenho (raros
casos).

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática