[firebase-br] Ainda sobre componentes de acesso..(MDO)

Gianclaudio Oliveira gianclaudiooliveira em yahoo.com.br
Sáb Out 21 12:50:46 -03 2006

Pelo que eu sei o desenvolvimento do MDO está estacionado há muito tempo.
Eu os utilizei em um projeto apenas porque, de cara, ele me apresentou um bug no Query.RecordCount que sempre retornava 1, mesmo com dataset vazio. Não cheguei a descobrir o porque do bug nem se tinha alguma "gambiarra" que o resolveria. Apenas contornei usando um bloco de códigos mesmo (dentro do meu sistema). Eu o escolhi, na época, pelo recurso que ele oferece de diferenciar cada erro de BD com códigos diferentes. Assim, tem-se uma grande facilidade para tratar os diferentes erros de BD que podem ocorrer.

Eu utilizo o UIB + AlexsDataset. Já são componentes bem maduros e não venho tendo muitos problemas para utilizar não. Pra forma com que eu uso, eles funcionam muito bem. Oferecem todos os recursos pra acesso aos dados, atualização de registros (inserção, edição e deleção), execução de todos os tipos de scripts. Fora componentes IBEvents, IBBackup, IBRestore, IBSecurity etc... Outras suites de componentes normalmente oferecem ainda mais recursos.
Se você pretende só utilizar o Delphi pra sempre, aconselho optar pelo FIBPlus ou IBO. Não os utilizo porque pretendo abandonar o Delphi em breve e preciso de portabilidade para o Lazarus.

Grande abraço
Gianclaudio Oliveira

Fausto <fausto.s.a em uol.com.br> escreveu: Boa tarde  todos..
Por favor alguém na lista que utilize este componente em produção,
poderia entrar em contato em PVT, pois penso em adotar este componente,
mas tenho algumas dúvidas.
Obrigado
Fausto