[firebase-br] Componentes Nativos ao Firebird

Sex Out 20 11:31:52 -03 2006

o IBO custa menos de 600 dólares para nós brasileiros. concordo que é caro
para um desenvolvedor autônomo ou iniciante, mas é muito barato para uma
empresa. Lembre-se o Turbo Delphi Professional custa 1200 reais (é quase 600
dólares comerciais).

o IBX vai ter problemas com alguns recursos do FB 2... (ou melhor
componentes da paleta IBX ADMIN)...

o FIBPlus é fantástico (eu prefiro IBO)...

o Zeos tem alguns problemas na sua versão atual com o FB... ainda não está
totalmente maduro. Montei um projeto com ZEOS 6.5 (beta) e volte e meia levo
sustos. A versão 6.0 tem problemas com tipos numéricos que me forçou a
experimentar a versão beta, etc..

o DBX depende de um driver para acessar o banco. Há vários drivers pagos que
são bons, e muitos drivers gratuitos (e pagos também) que não funcionam.
Sabemos que possui alguns bugs, mas é disparadamente a forma mais usada.

o MDO é baseado numa antiga paleta de componentes que acabou dando origem ao
IBX. são bem parecidos e há casos de troca de um pelo outro (via
stringreplace no projeto) sem sustos. É uma boa opção para quem quer manter
compatibilidade com o FB, não quer utilizar outros bancos, e não está
disposto a pagar pelo componente.

Sendo assim, para novos projetos, no curto prazo, ficam apenas 3 opções
interessantes: IBO, MDO e DBX.

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)