[firebase-br] Res: Projeto Firebird

Otto Fuchshuber ottofuch em terra.com.br
Sex Out 20 10:38:36 -03 2006

Só com exemplo. Quando a Mandrake Linux, agora Mandriva estava em concordata
na França e tinha seis meses para sair da mesma, além de já ser associado
silver com uma contriguição anual, atendendo a apelos da Mandrake fiz uma
doação, creio que em torno de 100 dolares americanos. A Mandriva hoje vai
bem, estou usando mais o Suse, mas espero lealdade da mesma de não ser de
repente vendida, por exemplo para a Oracle (consta que a Oracle tentou
comprar a Novell só para ficar com o Suse e criar uma distribuição exclusiva
para a Oracle) e deixe o open source em segundo plano. Para mim, as duas
distribuições menos sujeitas no momento a surpresas desse tipo são a Debian
e a Slackware.
Assim, a mesma coisa pode acontecer com o Firebird.
Também não vejo nada demais com a opção dual do mySQL.  O banco de dados em
java Derby também funciona assim. A variedade opens source chama-se Apache
Derby, e a versão comercial chama-se IBM Cloudscape. Como há uma tendência
para o era a praxe da IBM na década iniciada em 1970 -- aluguel do software
com renovação anual, que a Microsoft pretende implementar e a Symantec já
faz com o Norton, fica aberta uma escolha. Quem quer open source, tem open
source. Quem quer suporte, contrata o suporte.
[]´s
Otto