[firebase-br] Off Re: RES: Windows x Linux

Otto Fuchshuber ottofuch em terra.com.br
Qui Out 19 22:06:41 -03 2006

Dos meus tempos de cursos para MCSE do Windows NT 4 eu me lembro da
recomendação de instalar o SQL Server num Windows NT 4 Server como member
server, e não como PDC (Primary Domain Controller) ou BDC (Backup Domain
Controller). Como member server ele não tem as partes de gerenciamento de
usuários etc, e funciona mais como uma superestação de trabalho otimizada
para uso esclusivo do SQL Server. A diferença é tão fundamental que não se
pode transformar um member server num PDC ou BDC, ou vice versa, sendo
necessário, por exemplo, desintalar um Member Server e reinstalar o mesmo
sistema operacional como PDC ou BCD. Já um BDC pode ser promovido a PDC
quando as circunstâncias o exigirem.

Isto continua válido no Windows 2003 server, conforme Mark Minasi e
colaboradores, onde consta (traduição livre):

Member Server - uma máquina que está rodando NT 3.x, 4.0, 2000 ou Server
2003, mas sem atuar como um domain controller e não conterá uma cópia de
NTDS.DIT e portanto não é capacitado a autenticar membros do domínio. Tal
máquina é chamada de member server.

Isto quer dizer que se o SQL Server é tão grande que exige um member server,
então não haverá espaço para o Firebird. E se ele não usar um member server
provávelmente o SQL Server pode ser instalação numa partição Samba de um
servidor Linux.

Um caso a estudar.

[]´s
Otto