[firebase-br] [OFF] Caminho para conex?o

sicnemelpor em gmail.com sicnemelpor em gmail.com
Qui Out 19 17:46:38 -03 2006

Você configura no cliente o nome (DNS) ou IP do servidor, coloca ":" e o
caminho do arquivo do banco DO SERVIDOR. Se teu servidor for Linux,
endereço 192.168.1.1, ficaria algo assim (mesmo em clientes Windows):

192.168.1.1:/pasta_do_banco/nome_do_banco.fdb
(note as barras do Linux, e não esqueça que é sensitivo à
maísculas/minúsculas).

Se o SERVIDOR for Windows, seria assim:

192.168.1.1:C:\pasta_do_banco\nome_do_banco.fdb

Então, o nome e a localização do banco de dados são sempre conforme o
SERVIDOR, e não o CLIENTE.

Como você está conectando? Esse erro de que o banco está em uso é no caso
de você tentar abrir o ARQUIVO do banco pela rede com vários servidores
diferentes, o que é um erro. Você só acessa o banco através de UM SÓ
servidor.

Quanto ao nome do servidor ou número IP, veja qual protocolo de
comunicação está sendo usado. Os exemplos que dei são para TCP/IP. Mesmo
se o servidor for local é bom fazer assim (no caso do Classic é
necessário).
É preferível usar TCP/IP mesmo. E o nome do servidor, se não for pelo IP,
tem que estar no DNS ou na tabela de HOSTS do micro (inclusive do
windows). Senão ele pode levar muuuito tempo pra conectar, tentando
resolver o nome para o endereço IP dele.

[]s
Nelson Sicuro