[firebase-br] Windows x Linux

Edison Júnior edison.bortolin em kms.com.br
Qui Out 19 11:18:40 -03 2006

Algumas observações importantes:

'O InterBase/Firebird tem dois modos de escrita (escrita forçada),
síncrono e assíncrono. Nas versões antigas do IB, o modo de escrita
padrão era síncrona.

A escrita síncrona também é conhecida como "escrita cuidadosa" e nela o
Interbase/FireBird irá gravar as páginas alteradas assim que a transação
for commitada, e retorna-las ao BD na ordem correta (em se tratando do
servidor). Esse tipo de escrita funciona bem em ambientes Linux ou Unix,
mas causam alguns problemas no Windows e no NT. Esses sistemas ignoram
as instruções de escrita do Interbase/FireBird e, mesmo as páginas tendo
sido commitadas e gravadas, elas somente serão realmente gravadas quando
o sistema operacional achar que é melhor faze-lo, mesmo com a opção de
escrita-forçada ligada. Portanto, apesar da corrupção de arquivos ser
rara, o Windows é o sistema mais suscetível à uma possível corrupção.'
Texto retirado da documentação do utilitário gfix.

No Linux você consegue aumentar a performance de gravação, utilizando um
RAID 0 (striping) por software (baixo custo). Só como exemplo, no
momento de gravar as informações o Linux divide a carga e grava em dois
HD's simultaneamente, o que acaba por aumentar o desempenho do Banco.

No Linux é possível escrever scripts que desligue o banco de dados em
determinados horários, realize backup ou dumps em dispositivos de fitas
e/ou CD/DVD e depois suba o banco novamente. Você conhece alguma solução
no Windows que automatiza isso e faça a mesma coisa sem ter que comprar
a ferramenta?

Se você trabalha muito com  banco de dados ou gerencia banco de dados
com grandes volumes de informação é interessante utilizar Linux. Se você
não souber administrar o Linux encontre uma empresa que trabalhe em
parceria com a sua ou ainda faça um treinamento, pois você conseguirá
melhores resultados com o Linux.

Já se o banco de dados é pequeno e você não trabalha com isso no dia a
dia, concordo com o Kléber que o Windows é a melhor opção, apesar do
custo de aquisição.

Espero ter contribuído.

[ ] 's

Ediosn Júnior