[firebase-br] DBF X FB - Acentua??o.

Alisson arsuart em uol.com.br
Seg Out 16 17:11:13 -03 2006

Pessoal... Seguinte.. visualizei varias mensagens aqui na lista sobre
conversao de DBF para FB.. e por todas q verifiquei, ninguem teve o mesmo
problema que estou tendo.. ai tentarei ajuda de vcs..

Estou importando um arquivo DBF para o FB... estou usando BDE com Tables
para ler o arquido DBF..
maravilha.. tudo certo.. ate o momento de verificar acentos..
o q acontece..???
Bem.. quando mando a minha rotina pegar os valores da Table, onde estao os
dados do DBF... o componente quando acha um acento " Tio  ~", ele esta
substituindo por # ... com isso.. todas as minhas palavras acentuadas com
Tio.. estao ficando com este simbolo #...
tentei utilizar uma funçao para eliminar acentos.. mas nao funciona mesmo
assim, pois o erro esta vindo diretamente do arquivo DBF.. com isso nao
consigo transformar em nada os valores.

quando abro o arquivo DBF no Excel.. e visualizo as informaçoes, todos os
arquivos estao acentuados corretamente e sem problemas, nem mesmo nesta caso
aparece errado.
entao nao consigo entender o q pode ser..
abaixo disponibilizo minha funçao utilizada para importar.
gostaria se alguem tenha passado pelo mesmo me disponibilizasse uma dica ou
coisa assim, para tentar resolver.

Soh pra efeito de confirmaçao, estou utilizando um arquivo DBF que contem
dados de municipios do Brasil, a relaçao de todos os municipios com codigo e
qual o Estado pertence...

OBS: Tentei jah utilizar no lugar de .VALUES os respectivos valores
.AsInteger e .AsString ... mas mesmo assim nada resolveu.

bom.. se alguem souber de algo.. agradeço... Abraços...

procedure TF_ImportarEscrita.BitBtn2Click(Sender: TObject);
begin
   If MessageDlg('Este processo irá importar as informações dos Municípios
Brasileiros, Confirma ?', mtConfirmation, [mbyes,mbno],0) = mrYes Then
   Begin
      TB_Munic.Close;
      TB_Munic.Open;
      TB_Munic.First;
      Try
        Sql_Escrita.Close;
        Sql_Escrita.SQL.Clear;
        Sql_Escrita.SQL.Add('Insert Into Municipios ( Cod_Municipio,
Descricao, Cod_Estado) ');
        Sql_Escrita.SQL.Add('Values (:Cod_Municipio, :Descricao,
:Cod_Estado);');

        While Not TB_Munic.Eof Do
        Begin
           If TB_MunicSITUACAO.AsString = 'ATIVO' Then
           Begin
               Sql_Escrita.Close;
               Sql_Escrita.Params.ByName('Cod_Municipio').Value  :=
TB_MunicMUNCOD.Value;
               Sql_Escrita.Params.ByName('Descricao').Value      :=
TB_MunicMUNNOME.Value;
               Sql_Escrita.Params.ByName('Cod_Estado').Value     :=
TB_MunicUFCOD.Value;
               Sql_Escrita.ExecQuery;
           End ;
           TB_Munic.Next;
        End ;
        Transc_Contabil.CommitRetaining;
        ShowMessage('Importação Efetuada com Sucesso!');
      except on
       e : exception Do
         Begin
            Transc_Contabil.RollbackRetaining;
            MessageDlg(E.Message, mtError,[mbok],E.HelpContext);
         end ;
      End ;
   End ;

end;

--
Alisson R.S.
Global Soft - Desenvolvimento de Sistemas