[firebase-br] Firebird deveria "limpar" a conexão automaticamente?

Renan Cruz de Almeida renan.aju em terra.com.br
Seg Out 16 14:40:04 -03 2006

Prezados, pergunto pq realmente nunca vi acontecer e agora eu estou me
deparando com o seguinte problema, considerando o servidor firebird
instalado num servidor rodando windows server 2003 e os usuários
acessando via tcp/ip, em estações de trabalho com windows xp :

1- Usuário X se conecta ao firebird através de uma estação A;
2- No servidor consta que usuário X está conectado ao BANCO.FDB;
3- Usuário Y se conecta ao firebird através de uma estação B;
4- No servidor consta que usuário Y está conectado ao BANCO.FDB;
5- Usuário X finaliza o sistema, sendo desconectado do banco;
6- No servidor consta que usuário X NÃO está mais conectado ao BANCO.FDB;
7- Por sua vez, ocorre um problema no microcomputador do usuário Y
enquanto o mesmo estava conectado ao BANCO.FDB e usando o sistema, sendo
que Y precisou reiniciar o micro;
8- Após o micro de Y reiniciar, ao tentar conectar novamente ao
BANCO.FDB, o sistema lhe emite a mensagem de "usuário já conectado".

Galera, entenderam? Apesar do usuário Y ter reiniciado o seu computador,
no servidor ainda ficou constando a informação de que o usuário Y ainda
estava conectado ao BANCO.FDB, impedindo-o de fazer nova conexão.

O que será que está acontecendo?

O processo firebird que roda no servidor não deveria verificar se a
conexão foi perdida e "limpar" os usuários automaticamente? Ou precisa
de alguma configuração?

Alguém pode ajudar?

Muito obrigado.

[]'s