[firebase-br] Deadlock !!!

Magno System magno em speet.com.br
Qua Out 11 01:41:11 -03 2006

Pessoal, tô com uma dúvida. Tenho um cliente que está tendo problema com deadlocks, umas duas vezes por dia (lock conflict on no wait transaction deadlock update conflicts with concurrent update). Esse erro acontece na consumação da venda, e deduzo eu que seja na alteração de estoque do produto que está dentro de uma procedure, pois é o unico update da procedure. O resto da procedure consiste em apenas inserções, logo, impossível o conflito. Vamos então a questão: o firebird por default (pelo que eu vi) gera o erro de deadlock instantaneamente, quando ocorrem o computador 1 tenta comitar um registro que está sendo modificado pelo computador 2 e que ainda não foi comitado. Fiz um teste ativando a opção DEADLOCKTIMEOUT = 10 do firebird.conf que só gera um deadlock se o registro ficar travado por mais de 10 segundos. A principio funcionou. Gostaria de saber se o DEADLOCKTIMEOUT ativado é seguro, em relação a integridade dos dados, principalmente por ser controle de estoque.