[firebase-br] Aumentando o tamanho maximo decaracteresdonomedeuam tabela

Daniel / Tecnobyte temp em tecnobyte.com.br
Seg Out 9 14:44:54 -03 2006

> Eu concordo que os nomes deveriam ter uma quantidade maior de caracteres,
> nos dias de hoje acho nescessario, no windows voce tem grandes nomes de
> pastas e arquivos, no access voce pode colocar um nome de qualquer
tamanho..

> Eu sei que todos da lista vao falar em normalizacao de nomes, padronizacao
> etc... , porem cada um trabalha de maneira diferente, o que é bom pra uns
> nao é bom pra outros.....

Concordo com você, pois uma vez ou outra também me deparo com esta limitação
de tamanho dos nomes de objetos no Firebird. No meu caso o problema
geralmente não é para nomes de tabelas e campos, mas de objetos relacionados
como chaves (FK e UNIQUE, principalmente), TRIGGERs, etc.

Por exemplo, costumo colocar o nome de FK seguindo a seguinte regra:

FK_NomeDestaTabela_NomeTabelaReferenciada

Então se estou na tabela de "descontos sobre item de um pedido"
(PedidoItemDescto) e vou gerar uma FK que se conecta à tabela "tipos de
descontos" (TipoDescto), então terei FK_PedidoItemDescto_TipoDescto (30
caracteres, quase no limite!). Alguns vão dizer que eu poderia nomear as
tabelas como PedItemDesc e TipoDesc, mas francamente é muito mais elegante
usar nomes mais significativos para as tabelas.

Outro exemplo seria um TRIGGER, onde costumo usar
Trig_NomeTabela_TipoEvento, tal como:

Trig_PedidoItemDescto_AntesInclusao (35 caracteres!)

NOTA! Uso também o MySQL e tenho que admitir que poder nomear objetos com
até 65 caracteres é muitíssimo confortável (claro que geralmente não passo
de uns 40 caracteres).

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática