[firebase-br] Mestre... Duvida em SP

Jeudí Prando Araújo jeudiprando em gmail.com
Seg Out 9 14:19:40 -03 2006

mestre você já respondeu uma pergunta referente a SP

na resposta você disse que SP e Comandos do tipo delete teriam a mesma
velocidade dentro e fora de SPs(logo deduzi que insert e update tb)

mas...

gostaria de saber se select do tipo
"select codigo_pk, campo_nome, campo_detalhe_1, campo_detalhe_2,
campo_detalhe_n from tabela where campo_pk = valor"

ou seja um select sql que tem um where com os campos da chave primaria
seria mais rapido dentro de uma SPs?

principalemente se eu adicionar um order by ou um sum juntamente com
um group by?

essa SP não seria selecionavél

outra coisa que tenho em mente é o seguinte...

SP é para trabalhar com grande volumes de dados...

se eu utilizar em pesquisas simples do tipo...

        select
            codigo,
            nome,
            descricao
        from
            setores
        where
            upper(nome) like upper(:pi_nome || '%')
        union all
        select
            codigo,
            nome,
            descricao
        from
            setores
        where
            upper(nome) not like upper(:pi_nome || '%') and
[...]
            upper(descricao) like '%' || upper(:pi_nome || '%')
        order by
            2, 1, 3

tornaria a consulta mais rapida?
o SQL é grande mais é simples...

três consultas onde uma não apresenta o que a outra já retornou... e
tras os registros por nivél de relevancia... tipo
se você pesquisar por guarana
ele trata os seguintes registros (ex):
guaraná em po
suco de guarana em po
refrigerante de guarana 1L
tampa de vaso cor guarana(rss)
essa SP seria selecionavél no caso...

no caso de select sql a SPs fazem com que seja mais rapido e deem uma
resposta mais rapida? em um ambiente que se tem muitas requisições...

já fiz varios testes... que comprovam isso mas gostaria de ter certeza
que o grande trunfo foi o firebird.. rss

se você não puder responder agora mas puder me indicar um fonte de
informação viavél que trate das otmização feitas pelas SP... já andei
dando uma olhada e o que na maioria dos casos se falam é que SP é um
muito bom para ser utilizado com manipulação de muita informação

aliando isso com muitas requisições é que surgem as minhas duvidas....

boa sorte com o firebird!!!

Jeudí Prando Araújo
j-araujo em vwmsistemas.com.br
Programador