[firebase-br] FIREBIRD X WEB

Jeudí Prando Araújo jeudiprando em gmail.com
Seg Out 9 11:33:45 -03 2006

Olá pessoal sei que já foi muito discutido aqui esse assunto referente
a utilização De firebird na WEB... bom tive uma experiência com o
mesmo e pretendo posta-la aqui o caminho das pedras rss...

Bom, para mim foi muito satisfatório a utilização do firebird na WEB,
muito bom mesmo O que recomendo é, ter uma boa estrutura de banco de
dados... relacionamentos bem Feitos... a utilização ao Maximo de
StoredProcedures para tudo tudo mesmo Para selecionar inserir deletar
alterar e consultar...

Selecionar e consultar nestes caso são diferente porque:

Seleção:

SELECT CAMPO_NOME, CAMPO_N FROM TABELA WHERE CODIGO = VALOR

Consulta

SELECT CODIGO, CAMPO_NOME FROM TABELA UPPER(CAMPO_NOME) LIKE UPPER(VALOR) || '%'

Como se dá para auto entender os sql... não vou explicá-los

Não utilizar select * from tabela pois... mesmo que você for utilizar
todos os campos Especifique um a um no seu SQL pois você pode perder a
otmização de alguns índices...

pois não há um controle da Parte do banco de dados do tipo de dados
que ele estará trabalhando para uma eventual otimização

escolher um bom provedor... eu utilizei o
HostLocation(http://www.hostlocation.com.br/planos/)

o plano 2... e me servil muito bem... e eles tem um bom suporte...

outra dica muito interessante é utilizar servidores linux para
gerenciar o servidor de banco de dados firebird... pois realmente tem
muita diferença entre utilizar o firebird no windows e linux não uma
questão de segurança e muitas outras coisas que o linux proporciona...
mas simplesmente porque o linux tem uma resposta muito mais rápida do
que o windows... eu já fiz os testes e posso dizer isso e não vou
aceitar ser contrariado... pois foram muitos testes durante uma
semana... testes massivos ... montei programas cobaias para alimentar
a tabela excluir atualizar e sempre gerando um gráfico de resposta e
digo o linux ganhou de 10 a 4 para o windows(simplificando... rss) e
quanto mais se utilizava em windows mais lerdo o gráfico ficava... e
no linux aconteceu o contrario...

outra coisa boa de se utilizar SPs em WEB é a questão de segurança
contra SQL injection... pois é passado parâmetros ao banco e não um
SQL montado... fora a velocidade de execução já reconhecidas das
SPs...

bom por hoje é só espero ter ajudado...

boa sorte com o FireBird!!!

Jeudí Prando Araújo