[firebase-br] Firebird X Web

Jeudí Prando Araújo - GMail jeudiprando em gmail.com
Seg Out 9 10:28:40 -03 2006

Olá pessoal sei que já foi muito discutido aqui esse assunto referente a
utilização

De firebird na WEB... bom tive uma experiência com o mesmo e pretendo
posta-la aqui o caminho das pedras rss...

Bom, para mim foi muito satisfatório a utilização do firebird na WEB, muito
bom mesmo

O que recomendo é, ter uma boa estrutura de banco de dados...
relacionamentos bem

Feitos... a utilização ao Maximo de StoredProcedures para tudo tudo mesmo

Para selecionar inserir deletar alterar e consultar...

Selecionar e consultar nestes caso são diferente porque:

Seleção:

SELECT CAMPO_NOME, CAMPO_N FROM TABELA WHERE CODIGO = VALOR

Consulta

SELECT CODIGO, CAMPO_NOME FROM TABELA UPPER(CAMPO_NOME) LIKE UPPER(VALOR) ||
'%'

Como se dá para auto entender os sql... não vou explicá-los

Não utilizar select * from tabela pois... mesmo que você for utilizar todos
os campos

Especifique um a um no seu SQL pois você pode perder a otmização de alguns
índices...

pois não há um controle da Parte do banco de dados do tipo de dados que ele
estará trabalhando

para uma eventual otimização

escolher um bom provedor... eu utilizei o
HostLocation(http://www.hostlocation.com.br/planos/)

o plano 2... e me servil muito bem... e eles tem um bom suporte...

outra dica muito interessante é utilizar servidores linux para gerenciar o
servidor de banco de dados

firebird... pois realmente tem muita diferença entre utilizar o firebird no
windows e linux não uma questão de

segurança e muitas outras coisas que o linux proporciona... mas simplesmente
porque o linux tem uma resposta muito

mais rápida do que o windows... eu já fiz os testes e posso dizer isso e não
vou aceitar ser contrariado... pois foram

muitos testes durante uma semana... testes massivos ... montei programas
cobaias para alimentar a tabela excluir atualizar

e sempre gerando um gráfico de resposta e digo o linux ganhou de 10 a 4 para
o windows(simplificando... rss) e quanto

mais se utilizava em windows mais lerdo o gráfico ficava... e no linux
aconteceu o contrario...

outra coisa boa de se utilizar SPs em WEB é a questão de segurança contra
SQL injection... pois é passado parâmetros ao

banco e não um SQL montado... fora a velocidade de execução já reconhecidas
das SPs...

bom por hoje é só espero ter ajudado...

boa sorte com o FireBird!!!