Re: [firebase-br] Banco de Dados Acadêmico

Seg Out 9 10:10:47 -03 2006

Aí está algumas ótimas perguntas.

Digo isto pois não é fácil responder isto de forma objetiva.

há vários casos de sucesso de pessoas utilizando 50 terminais simultâneos em
bases entre 1,5GB e 3GB (sem blobs) com um desempenho excelente.

Também há casos de bases grandes de centenas de Gigabytes.

E recentemente o teste do Alexey onde um servidor dual (rodando classic)
estava atendendo 300 requisições simultâneas.

Também há casos em que uma pessoa podem esperar por várias horas esperando
por aquele relatório analítico (OLAP).

Mais do que os seus limites, eu considero o FB um banco simples de se
administrar, um banco confiável e sem muitas frescuras. Ele pode rodar até
em Pentium 100 com 16 MB de memória rodando windows 95, até num Mega
Servidor RISC Multiprocessado rodando UNIX. Pode-se (embedded) utililzá-lo
em um cd-rom, ou um sistema de demonstração, sem precisar ser instalado no
computador. E, quando acessado pela web via php, consegue-se um desempenho
ligeiramente inferior que o mysql 3.23, mas com muito mais recursos.

É verdade que tem várias limitações, principamente à clusters, processamento
distribuído, e acesso a dados em outros servidores, mas deve-se pensar isto
no início da aplicação. Será que eu preciso de tudo isto para montar uma
rede com 20 máquinas ? E com 200 ? E com 2.000 ?

Quando as pessoas falam que o firebird não dá conta, ou é porque o volume é
muito grande, ou porque não tem paciência para montar um modelo transacional
adequado (no FB select roda dentro de uma transação). Commit-retainning ou
transações longas não são boas pedidas, e podem reduzir drasticamente o
desempenho do banco. Mesma regra vale para os problemas de modelagem.

A Algum tempo fiz testes com joins,  a tabela tinha 2 milhões de registros,
mas recebia dados de mais 5 tabelas. Resultado: retorno dos 700 registros
que atendiam o where em menos de 3 segundos (no terminal). Servidor Athlon
XP 2000+ 256MB ram, linux slackware 10.

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)