Re: [firebase-br] Artigo sobre a Utilização de FieldByName ou Fields !!!!

Sex Out 6 10:49:25 -03 2006

O artigo levanta uma questão importante... se nós usásemos 386 ou 486 até
hoje...

Instruções de busca em vetor como àquela usada na rotina, podem fazer uma
comparação a cada 100, 150 ciclos de clock. (um GHZ é 1 bilhão de ciclos) ou
seja, varre 5 ou 6 milhões de linhas num único segundo. Processadores de
baixo custo (leia-se com pouca cache) podem gastar o dobro do tempo, então
mesmo um durom de 1 GHZ pode processar 2 milhões de linhas por segundo
(lembre-se nomes de campos não podem ter mais que 63 caracteres, e em geral
sempre tem menos que 15)

Como nenhum SGDB suporta 1 milhão de campos (colunas) num select, não vejo
problema nenhum em perder (na aplicação cliente) 0,001 segundo para
referenciar um campo.

Só mais uma consideração. Demora mais para a aplicação cliente receber 20
registros do servidor (transporte via rede) do que checar um vetor local que
dificilmente terá mais que 20 nomes de campos.

Não quero ofender ninguém (acho que, mesmo sem querer, fiquei bom nisto -
risos), mas quem duvidar, faça um teste...

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)