[firebase-br] permissao em banco.gdb - linux

Jorge Henrique - America Moveis jorgehenrique em americamoveis.com
Sex Out 6 09:04:17 -03 2006

Nussa! Cara, isso aí é um sério risco pro seu banco de dados!

A permissão seria mais ou menos assim:

chmod banco.gdb 700
chown firebird:firebird banco.gdb

Isso para que somente o usuario firebird tenha acesso total ao banco!! Agora
retire-o do compartilhamento do samba!!

Se precisar de uma copia do arquivo para backup, crie uma pasta assim:

[Backup]
  Path = /seulocal_de_backup
  User = seu_usuario
  only user = yes
  read only = yes
#  creat mask = 777 // cuiado com isso aki!!

Para que somente vc possa pegar o backup! O samba irá requerer um
usuario/senha para acesso ao compartilhamento.

E para que fique mais automatizado, sugiro a vc criar um script e coloca-no
crontab, gravando o arquivo de backup no compartilhamento acima.

PS: o parametro creat mask do samba faz com que todo arquivo que seja criado
no compartilhamento ja venha com as permissões, no caso 777, isto é, acesso
total para todo mundo.

Espero ter ajudado,

Jorge Henrique