[firebase-br] Off... CEP dos correios...

"Fábio P. Santos" fpsgyn em yahoo.com.br
Qua Out 4 09:11:58 -03 2006

Sem querer criar novamente a polêmica do CEP, mas esta sou obrigado a
contar para vocês....

Sabendo que a base de CEP dos correios não é mais liberada mas vendida,
entrei em contato com os correios para poder saber o preço e como
adquirir o produto.

Vamos a novela:

Primeiro Capitulo:
Depois de umas 20 tentativas consegui conversar com alguém que estivesse
inteirado do assunto, eles chamam de DNE (Diretório Nacional de
Endereços). Me falaram que o CEP passou a ser comercializado por que
muitas empresas estavam ganhando dinheiro com um produto que era fruto
do trabalho dos correios.. (até ai tudo bem....), de que existe um
departamento dos correiros em Brasilia que fica monitorando cada cidade
do Brasil, para que quando um endereço for criado e/ou alterado a base
de CEP seja atualizada....

Segundo Capitulo:
Agora como adquirir ? me enviaram por email uma tabela com umas 12
páginas especificando os tipos de licenciamento de acordo com o perfil
da empresa que pretende adquirir a base de CEP...
Tive de retornar a ligação para o pessoal dos correios mais umas 5 vezes
para poder entender a dita tabela, coisas do tipo:
se a sua emnpresa têm um banco de dados de até 10.000 registros paga x
valor, se for de 10.001 até 50.000 paga y valor, mas se a base de CEP
for rodar em um servidor em rede local , o valor já vai para x + y
(gente coisa de doido)
Liguei novamente para os correios, e o cara que tinha me atendido
(departamento comercial) me pediu para enviar um email detalhando o que
eu pretendia fazer com a base de CEP no meu sistema, que ele iria enviar
para o pessoal de TI dos correios em Brasilia para que eles pudessem me
auxiliar na identificação de que perfil de cliente eu entraria na dita
tabela... tudo bem, enviei o email....

Terceiro Capitulo:
Depois de enviar o email,,, recebi a respota, na realidade me enviaram o
modelo de contrato dos correios  (9 páginas) para o licenciamento da
base de dados CEP, vou descrever apenas algumas obrigações que a
contratante é obrigada a fazer:
.. Permitir auditoria, pela CONTRATADA para poder comprovar o tamanho do
banco de dados que irá utilizar a base de CEP dos correios, bem como
quantidade de máquinas (no caso de intranet) que irá utilizar a base de
CEP e também se a mesma está instalada em um servidor ou mais....

A coisa é tão absurda que o valor para licenciamento de até 10.000
registros do seu banco por exemplo, fica na casa dos 4 digitos mas se
você optar por utilizar o licenciamento por servidor fica pela metade do
preço, mas ai você têm de deixar alguém dos correios entrar na sua
empresa para comprovar que o que você está declarando é verdadeiro...

Último Capitulo:
Desisto, além de muito caro, só um louco teria coragem de assinar um
contrato destes (sem querer ser exagerado),,

Antes que esqueça, no começo da conversa perguntei se a informação de
CEP não seria de dominio publico, me disseram que quem quiser consultar
o CEP pode utilizar o site ou via 0800, a consulta é gratuita mas a base
é paga....

Então,,, não sei o que fazer,,, se alguém (desculpe Cantu) tiver alguma
sugestão diga-me....

Um abraço a todos............

Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale
o discador agora!
http://br.acesso.yahoo.com